• conseg@consegvinhedo.org

Vizinhança Solidária

VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

 

Origem:

Os recentes acontecimentos criminais, ocorridos tanto em Vinhedo como na região metropolitana de Campinas, vieram a comprometer o grau de segurança das pessoas. Embora as forças públicas de segurança, representadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, estarem se esforçando para reverter essa situação, os resultados não estavam satisfazendo por completo, os anseios da população. Assim, nasceu a necessidade de se buscar uma ferramenta, para tentar otimizar os resultados, acelerando e melhorando os trabalhos de combate ao crime. Este foi o principal motivo, que deu origem ao Programa Vizinhança Solidária de Vinhedo.

Programa semelhante foi implantado no Japão e posteriormente na Europa, tendo sua eficiência largamente comprovada. No Brasil, surgiu na cidade de Santo André, por iniciativa de um policial da Polícia Militar, em trabalho organizado pelo CONSEG Santo André. Os índices de criminalidades já apresentaram substancial redução, o que demonstra a sua eficiência. Na cidade de São Paulo, teve sua origem na tentativa de combater a crescente onda de arrastões em bares e restaurantes.

 

Programa Inovador:

Vinhedo possui características diferenciadas, o que exigiu um planejamento inovador, para cobrir e melhor proteger toda a área da cidade. Pode-se afirmar que o Vizinhança Solidária de Vinhedo é um programa único, tanto no estado de São Paulo, como no nosso país.

A principal característica, que o torna tão inovador, é o fato de que procura cobrir toda a área da cidade, trabalhando em quatro pontos focais diferentes: Bairros; Residenciais; Empresas da Área Urbana e o Distrito Industrial. Com esse raciocínio, buscou-se orquestrar as ações, evitando que os criminosos migrassem entre as regiões da cidade, que não fossem beneficiadas pelo Vizinhança Solidária.

 

Como funciona:

Seu conceito fundamental esta alicerçado na quebra de paradigma de toda a população envolvida. Os especialistas e estudiosos afirmam que 80% de nossa segurança vêm do trabalho de prevenção, que deve ser realizado por nós mesmos. Atitudes simples podem resultar numa coibição de um eventual ato criminoso. A participação tem caráter voluntário, onde será preservada a identidade da pessoa, a qual será previamente instruída, onde receberá um código pessoal e intransferível, credenciando-a junto ao serviço da Polícia Militar (190) e na Guarda Municipal (153). Ao identificar uma situação, que possa a vir a comprometer a segurança, o participante liga para o número 190 ou 153, identifica-se pelo seu código e relata sua observação. Todo acionamento será averiguado pela Polícia Militar ou Guarda Municipal. Será um trabalho de prevenção, objetivando situações que possam acabar em atos delituosos.

Gostou do Programa Vizinhança Solidária? Esta interessado em fazer parte do programa? Gostaria que o seu bairro participasse, ou sua empresa ou seu residencial? Pensa que pode contribuir com nosso trabalho?

Junte-se a nós. Sua cidade precisa da sua colaboração e a população toda agradece!